RSS

As bruxas




Para trabalho de fim de semana a professora mandou-nos fazer um trabalho de pesquisa sobre bruxas. Fizemos trabalhos fantásticos!

As plantas


O Carnaval













ACRÓSTICO

Caras pintadas
Alegria e animação
Risos e gargalhadas
Na rua há desfiles
Atiramos serpentinas confetis
Vestimos fantasias
As crianças estão felizes
Lindas máscaras colocamos

Canção
É Carnaval
É verdade, é verdade
É verdade sim senhor
No dia de Carnaval
Minha máscara vou por

No dia de Carnaval
Vai mascarado quem quer
As mulheres vestidas d`homem
E os homens de mulher


Dia de S. Valentim


O dia 14 de Fevereiro foi vivido de uma maneira diferente.Toda a escola fez trabalhos alusivos ao dia, que depois foram expostos na biblioteca. Os alunos do 4º ano apresentaram-nos a lenda de S. Valentim e cantaram-nos algumas canções.Foi muito engraçado.


Para mim o amor é:

  • lindo. Alexandre
  • tratar as pessoas com carinho. Afonso Cruz
  • o carinho que me dão os meus pais. Inês Vicente
  • paixão, amor pelos pais e pelos avò .Adoro-os a todos. Ana Rita
  • carinho, paixão e amizade pelos meus amigos e famíliares. Inês Marinho
  • uma coisa maravilhosa. Matilde
  • tratar bem os pais e os irmãos. Mariana Campos

A ida ao teatro




Nós, na sexta-feira, fomos ao teatro ver a peça "Os Saltibancos de Chico Buarque" do grupo Seiva Trupe no Teatro do Campo Alegre. Foi uma peça muito engraçada.

O reconto

"A Menina do Mar" contada pela Eugénia

Era uma vez, um menino que vivia numa casa, à beira da praia.
Quando acordava gostava de passear pela praia. Um dia, quando lá chegou ouviu quatro gargalhadas muito esquisitas. A primeira foi OH! OH! e OH!, a segunda qué!, qué! e qué!, a terceira foi glu!, glu! e glu! e a quarta foi Ah!, Ah! e Ah!.
Ao virar-se viu um polvo, uma menina muito pequenina, um peixe e um caranguejo. O menino saltou e apanhou a menina. A menina gritava:
- Ó Peixe, ó Caranguejo, ó Polvo, acudam-me!
Mais tarde a menina do Mar e o rapaz conheceram-se e os cinco, ficaram amigos. Todas as manhãs o rapaz trazia coisas da terra para lhes mostrar. Ele trouxe uma rosa, uma caixa de fósforos e mostrou-lhe o que era a saudade.
Certo dia a Raia Grande descobriu que a menina do Mar combinou, com o rapaz, sair do Mar. A Raia mandou um grupo de polvos esconder-se nas rochas, para que a Menina do Mar não saísse , mas sim levá-la para uma praia distante.
A menina vivia agora longe do menino. O Rei do Mar onde vivia agora a menina resolveu dar uma festa e convidou as baleias, os tubarões e os peixes. A menina do Mar era a bailarina da festa, mas como estava muito triste dançou muito mal, de tal forma que o Rei do Mar perguntou-lhe:
-Porque danças tão mal hoje?
A menina do Mar respondeu-lhe:
-Porque tenho saudades.
O polvo, o caranguejo e o peixe contaram-lhe a história da Menina do Mar e este resolveu fazer uma poção mágica e enviou-a por uma gaivota, que a levou até ao rapaz.
O rapaz bebeu-a e foi transportado pela gaivota até à gruta, onde se encontrava a menina do Mar e assim já podia viver dentro da água. A partir desse momento nunca mais se separaram.


"A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen

Era uma vez um menino que vivia junto à praia. Um dia, o menino ouviu uns barulhos atrás de uma rocha. Era a Menina do Mar. Esta menina foi trazida por uma gaivota e pousada numa praia quase deserta. Ela passou a viver com um caranguejo, um polvo e um peixe no fundo do mar. O peixe não fazia nada, o caranguejo era o cozinheiro e costureiro da Menina do Mar. O polvo era o que trabalhava mais porque fazia a cama da Menina, ia buscar a comida e outras coisas.A dona dos mares era a Grande Raia. Um dia, a Menina do Mar encontrou-se com o rapaz que vivia nessa praia. Ficaram amigos e em cada encontro o rapaz levava-lhe uma coisa da terra. Até que um dia, quis levá-la, dentro de um balde para conhecer a terra. Mas a Grande Raia não gostou e mandou-a para uma praia distante e nunca mais se viram. Num belo dia, o rei dos mares que soube da tristeza da Menina, mandou uma gaivota entregar ao rapaz uma poção para ele conseguir viver debaixo da água. O rapaz bebeu-a e viveu para sempre com a Menina no fundo do mar.