RSS

PNL - Um ladrão debaixo da cama

Era uma vez uma velhinha e um neto. A velhinha todos os dias depois de se levantar da cama ia dar uma volta colher ervas para fazer chás e recomendou ao neto que não abrisse a porta a ninguém. Certo dia, a velhinha foi dar a sua volta mas o dia estava muito frio e ventoso. As janelas e portas da sua casa, com o vento, abriam e fechavam. Um ladrão aproveitou a confusão e entrou na casa sem que o neto o visse. Quando chegou a casa, estava cheia de frio e pediu ao seu netinho para ir debaixo da cama buscar o seu xaile que estava dentro de uma caixa. Quando o netinho espreitou para baixo da cama viu uns olhos. O netinho foi a correr e a gritar até à avozinha dizendo:
-Não vi caixa nem caixão, vi uns olhos de um ladrão! -disse o netinho.
-Ó netinho, não terás visto mal?
O neto voltou ao quarto e continuou a dizer que debaixo da cama estava um ladrão. A avó resolveu ir ao quarto com o netinho e deparou com um ladrão debaixo da cama. Mas para não dar nas vistas disse ao netinho que não era um ladrão mas sim um pobrezinho.
Então a avó convidou o netinho e o ladrão para comer um caldo quente e disse:
-Vou-vos contar uma história que se passou com um senhor que, um dia, quando tomou o meu chá pensou que eu o estava a envenenar e veio para a janela gritar. Aproveitando a história, a avó veio à janela e gritou:
- Socorro! Socorro! Ajudem-me!
- Ó tiazinha, não grite dessa maneira que ainda vão pensar que é verdade – disse o ladrão.
-Não vão pensar nada, já estão habituados. E continuou a gritar:
- Socorro! Socorro! Ajudem-me!
Os vizinhos ouviram tanta gritaria que foram socorrer a velhinha, dando umas palmadas valentes no ladrão que ele ficou com os ossos todos partidos.
A velhinha agradeceu aos vizinhos convidando-os a comer e tomar um caldinho que eles ficaram tão enfartados que tiveram de tomar um chá para a indigestão
.
Beatriz Machado

0 comentários: