RSS

O MEU ANIMAL PREFERIDO

O ornitorrinco:

 O meu animal preferido é um animal raro e estranho, que só existe na Austrália e na Nova Zelândia.

O ornitorrinco é um dos poucos mamíferos que põem ovos. Tem bico de pato, o corpo coberto de pêlos, nada como um peixe.

Para se mover na água possui quatro grandes patas que funcionam como barbatanas. Óptimo nadador, consegue ficar debaixo da água durante 5 minutos. O ornitorrinco tem comprimento de 40 centímetros e cauda com 13 centímetros.

Dura cerca de 15 anos. O ornitorrinco-macho tem uma garra venenosa nas patas traseiras que pode matar quem o ataca.

Quando mergulha, os olhos e as narinas ficam protegidas por uma espécie de bolsa que os deixa cegos e surdos. Mesmo assim, consegue movimentar-se muito bem porque tem um bico muito sensível que o guia em busca de alimento. Os cientistas consideram o ornitorrinco um fóssil vivo já que existe há cerca de 150 milhões de anos.

 Pedro

A GIRAFA

O meu animal preferido é a girafa. Gosto dela porque é muito elegante.
É o animal mais alto do mundo! Mede 6 metros e a sua língua meio metro! O seu grande pescoço serve para alcançar as folhas mais altas das árvores e os rebentos.
Acasalam em qualquer altura. Dois machos fazem uma luta e o que ganhar fica com a fêmea. O período de gestação da girafa é de 15 meses. Mamam até aos 8 meses. Vivem apenas 25 anos.
A girafa vive em estepes que são áreas cobertas de árvores.
O pêlo da girafa é esbranquiçado com manchas castanhas. A cauda é comprida. Tem na cabeça uma espécie de cornos. Os seus inimigos são o leão e o Homem.
Eu já vi girafas em vários sítios: em V. N. de Gaia, na quinta de Santo Inácio; no Alentejo, no Badoca Parque e no Jardim Zoológico de Lisboa; até já vi girafas virtuais: em livros, na Internet e na televisão.

Inês Vicente

2 comentários:

Anónimo disse...

Pedro gostei muito do teu texto sobre os ornitorrinco está muiro giro Parabéns!!!

O teu colega Luís Miguel

Jiem !! disse...

Nós achamos o texto espectacular, e o Pedro tem razão em gostar dos ornitorrincos : são tão fofinhos e queridos, quem pode resistir?

Voltando ao texto...Está fantástico e é incrivel, ver como uma criança tão pequena pode saber tanto sobre o seu animal preferido.

Continuem assim!

Bjx!

O grupinho das seis!!