RSS

O reconto - PNL

O GALO DA VELHA LUCIANA ( António Mota)

Era uma vez uma velha que se chamava Luciana. A velha Luciana tinha dezoito ovos, -los dentro de uma caixa com palha e foi ao galinheiro buscar uma galinha choca para chocar os ovos. Quando nasceram os dezoito pintainhos a velha Luciana pôs mais dezoito ovos a chocar, mas só nasceu um pintainho e a velha Luciana ficou admirada porque o pinto era mudo e careca. A galinha achou-o muito feio e decidiu não se pôr em cima dele para se aquecer. Muito triste o pintainho foi-se embora. Passado algum tempo, e com medo de um galo, que lhe ia dar uma valente bicada, sem querer entrou na cozinha onde viu a velha Luciana a dormir junto da lareira, com a saia a arder. O pintainho correu a apagar o lume com as suas patinhas. A velha Luciana acordou e ficou muito amiga dele por ele lhe ter salvado a vida. Passou a alimentá-lo todos os dias com restos de comida.
Um dia o patinho foi ao quintal à procura de minhocas, fez muitos buracos e encontrou uma coisa amarela que brilhava. Mesmo sem sabendo o que era tentou comê-la mas ficou com ela presa na garganta. Caiu com as patinhas para o ar e foi assim que a velha Luciana o encontrou. Abriu-lhe o bico e com os dois dedos tirou de lá uma moeda, que o seu pai lhe tinha dado quando era pequena. Levou o pintainho para casa e cuidou dele.
Passaram-se dias e dias, noites e noites até que o frango acordou com um lindo bico azul, uma crista roxa e coberto de penas douradas. A velha Luciana levou-o aos seus amigos para verem como ele cantava bem “tatetitotuuuuuuu…”. Os amigos perguntaram-lhe porque não o vendia, ao que ela lhes respondeu que não havia nada que pudesse pagar uma tão grande amizade. E ficaram juntos para sempre!

Beatriz Pereira

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da história do galo da Velha Luciana, porque nos lembra o valor da amizade.

BEIJINHOS DA BEATRIZ

Anónimo disse...

Olá,Beatriz
Gostei muito do teu reconto está muito bonito!


Beijos


Luis Miguel

Unknown disse...

Beatriz recontas muito bem !


Um beijo da tua amiga Inês Marinho.