RSS

A Primavera

Onde está a Primavera?

Era uma vez, um super-herói que se chamava Filipe.No dia 21 de Março teria de chegar a Primavera ... mas não chegou. Então, a próxima missão do Filipe, era encontrar onde estava a Primavera.
Filipe, foi à casa das estações do ano.Estava lá o Inverno, o Outono e o Verão todos preocupados.O Filipe entrou e perguntou:
-Olá!Onde está a Primavera?
-Não sabemos-responderam todos-ela saiu logo de manhã, e disse-nos que ia pôr os jardins em ordem.E ainda não chegou.
-Não se preocupem, aqui o herói Filipe ajuda-vos-disse ele.
E lá saiu ele da casa das 4 estações.
De repente, Filipe ouve alguém a tropessar num ramo de uma árvore, e foi ver o que se passava. Quando chegou lá ouviu:
-Ajudem-me, ajudem-me!
Era a Primavera! Então retirou do bolso um penso e colocou no arranhão que a Primavera possuía.Passado um bocado, depois da Primavera já se ter recuperado do susto, levantou-se e depois de o Filipe lhe explicar que já devia ter chegado à cidade, ambos voaram para lá.
Ficou tudo cheio de cor!

Cláudia

A Primavera chegou

Chegou a Primavera
no dia da poesia.
Até o sol brilhou,
mas que grande alegria!

A Primavera chegou.
Brevemente vêm as flores
também chegarão os pássaros
e as borboletas de mil cores.

Os dias aumentam
e podemos brincar mais.
As idas ao parque
são sensacionais!

Comemos ovos de Páscoa,
com muitas decorações.
Visitamos os familiares,
vivemos muitas emoções!

Depois chega o mês de Maio,
já quase que não ha frio.
Vestimos t-shirt e calções
e fazemos um piquenique à beira rio.

Mas às vezes a Primavera,
vira-se para outro lado.
Manda-nos o «Inverno»
e passamos um mau bocado.
Inês Vicente

Que bom, chegou a Primavera!

A Primavera chegou. Mas o S.Pedro achava que ainda não era a altura da Primavera chegar e para se despedir do Inverno trouxe-nos outra vez a chuva .
Estou farto da chuva !
Quero que chegue rápido a Primavera e com ela o bom tempo.
Na Primavera ,os dias são mais quentes e mais longos e só nos apetece brincar ao ar livre ,dar passeios e estar com os amigos .
Livramo-nos das roupas grossas e já não nos apetece ir para a cama cedo.
As árvores voltam a ter folhas e os campos ficam mais verdinhos .
Voltam as aves migratórias depois de aproveitaram a Primavera de outros países.
Ouvem-se os passarinhos cantar .
Estamos quase a ir para a praia .
É tão bom estarmos na Primavera !!!
Pedro

A chegada da Primavera

Com a chegada do equinócio da primavera começa a Primavera. este ano, começou a 21 de Março e não a 20 de Março como acontece de quatro em quatro anos, que nos chamamos anos bissextos.

Na primavera aparecem os pássaros, fazem os ninhos e acasalam, nas árvores aparecem as folhas e depois as flores. os campos ficam verdes e cheios de flores de varias cores.Os ursos, cobras e outros animais acordaram depois de hibernar durante do Inverno e os insectos aparecem com mais abundância.

A Primavera simboliza o renovar do ciclo da vida.

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão.

Esta estação do ano terá a duração de 92,75 dias e acaba no solstício de Verão.

A palavra ´´PRIMAVERA`` é de origem latina, significa “noite igual ao dia” .

O dia 21 de Março é o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia.

EUGÉNIA

A vinda da Primavera

A Primavera chegou

Os pássaros põem-se a cantar.

As flores nascem,

E os meninos põem-se a brincar.

A Primavera chegou,

Os passarinhos fazem os ninhos

as flores abrem-se

e ficam os jardins cheiinhos.

A Primavera chegou

É dia da poesia,

Quando eu abro um livro

fico cheio de alegria.

DIOGO LUÍS

Semana da Leitura

Na Semana de 1  a 5 de Março comemoramos a Semana da Leitura.

Iniciamos com a escrita, por cada aluno, de "PALAVRAS COM LEITURA DENTRO" em cartões e metemo-los numa caixa. De seguida criamos grupos e tiramos à sorte, esses cartões. Com essas palavras dos cartões, cada grupo inventou uma história. Ficaram fantásticas!

Palavras escritas nos cartões:

MENSAGEM; EMENTA; DICIONÁRIO; MENU; RECADO; NOTÍCIA; REVISTA; BILHETES; LIVRO...

Em casa

Num dia lindo e alegre de Verão, a Maria e o João estavam em casa sem ter nada para fazer. A mãe viu que eles estavam, sem fazer nada e disse-lhes:

-Como está um lindo dia de Verão não me querem ir fazer um recado? Assim até aproveitam para andar um bocadinho de bicicleta.

E lá foram eles, todos contentes, fazer o recado que a mão tinha pedido. Só que o super-mercado era do outro lado da rua. Havia uma passadeira lá à frente. Então dirigiram-se para a passadeira, só que não repararam nos sinais vermelhos e foram atropelados. O senhor muito aflito, decidiu chamar o 112. Em cas, a mãe começou a ficar preocupada com os seus filhos porque estavam a demorar. Foi para a televisão, ligou na TVI e viu uma notícia de última hora. Eram os seus filhos a entrar na ambulância. Foi a correr até lá e pediu ao médico para ver se podia ver os seus filhos.Foram internados mas por sorte não morreram e conseguiram sobreviver. A partir daí nunca mais foram sozinhos para a rua e também não andaram de bicicleta sem a mãe.

OS CINCO

Certo dia, os cinco amigos saíram de casa e aproveitaram para ir ao quiosque do sr. Manuel para comprar duas revistas e três jornais .Depois foram almoçar a um a restaurante para festejar a semana da leitura. Pediram o menu especial (frango assado). Logo de seguida foram à biblioteca sra. Isilda para devolver uma biografia com uma etiqueta a dizer biblioteca . Como tinha sido um dia muito cansativo foram para casa. No dia seguinte, tomaram o pequeno almoço e saíram de casa para ir ao cinema ver o Avatar 3D . Mas o sonho deles era ir a Paris. Arranjaram um emprego, foram fazendo umas economias e lá foram eles. Depois, em Paris, aproveitaram bem o tempo. Viram tudo que queriam conhecer. Quando chegaram a casa vinham cheios de saudades e recordações de Paris.

Beatriz Pereira

Matilde

Alexandre

Ana Sofia

Guilherme

A ida ao Shoping

Certo dia de Verão, os quadragémeos chamados Inês, Pedro, Eugénia e Diogo foram ao Guimarães Shoping e comprar am 4 bilhetes para ”O Lobisomen2”. No fim do filme foram à livraria Fnac comprar um livro do ”Pirata das Caríabas” que tanto gostavam de ler. Como estavam cheios de fome, foram almoçar ao “Burguer Kinguer“. Quando acabaram, a mãe deles levou-os para a catequese. A cataquista deu-lhes um jogo que continha lá dentro, as regras do jogo.

Quando a cataquese acabou, foram à missa e ouviram muitas canções. O padre acabou por ler um pouco da bíblia. Foi interessante. Como acabou cedo, foram para o parque à espera da mãe. Quando a mãe chegou levou-os para casa, e como já era noite, jantaram e foram para a cama porque estavam muito cansados.

A Primavera chegou “

Numa linda manhã de Primavera, o carteiro Paulo encontrou uma carta no meio da floresta. Ele apanhou-a e entregou-a à D.Rosa do restaurante. Quando chegou lá, estava um cheirinho que lhe veio o apetite e foi imediatamente ver a ementa. Resolveu então comer uma lasanha vegetariana porque estava de deita.

Enquanto o carteiro Paulo comia, a D.Rosa resolveu abrir a carta. Lá dentro tinha um convite, com um poema, a convidá-la para uma festa, e o tema era ”A Primavera está de volta”.

E

Olá, sou a tua amiga Isilda e quero convidar-te para a minha festa com o tema:

A Primavera está de volta“.

Se quiseres ir confirma para:

Tel: 969431200

Espero que venhas ,vai ser divertido!


o convite dizia :





A D.Rosa ao ler aquele lindo poema, pegou no telefone e mandou uma mensagem a confirmar que ia à sua festa. No dia seguinte, vestiu o seu lindo vestido cor-de-laranja, com margaridas, foi ao cabeleireiro esticar o cabelo e de seguida foi para a festa.Quando chegou lá, entre outras coisas cantaram uma música sobre a Primavera. Já era muito tarde e a D.Rosa resolveu ir para casa.


As partes de um rio




Vamos aprender mais… 

Nascente: lugar onde o rio nasce.

Leito: lugar por onde correm as águas do rio.

Margens: terras banhadas pelas águas do rio. O rio tem duas margens: esquerda e direita. Para localizá-las é preciso posicionar-se de costas para o lugar onde o rio nasce. Do seu lado direito localiza-se a margem direita e do esquerdo a margem esquerda.

Foz: lugar onde o rio desagua, no mar ou noutro rio.

Quando um rio desagua noutro rio, recebe o nome de afluente.

Subafluente: quando o rio desagua no afluente de um rio.

Em certos períodos do ano o volume das águas dos rios aumenta: é a época das cheias. Noutro período, diminui: é a época da vazante. Essa variação do volume das águas de um rio durante o ano é chamado regime fluvial.

Pode-se dividir um rio em três partes: o alto, o médio e o baixo curso. Alto curso: é a parte mais próxima da nascente. Médio curso: parte intermediária do rio. Baixo curso: é a parte mais próxima da foz.

A direcção em que se deslocam as águas (da nascente para a foz) é chamada de jusante; a direcção contrária (da foz para a nascente) é chamada montante.

Quanto à altitude, os rios podem ser de planície, quando correm em terreno plano, sem encontrar obstáculos. Os rios de planície são bons para navegação. Rios de planalto: correm por terrenos acidentados, geralmente são caudalosos e apresentam quedas de água. Eles são pouco navegáveis, mas podem ser aproveitados para a produção de energia eléctrica.

Existem rios temporários e rios permanentes. Os rios temporários secam nas grandes estiagens, isto é, nas épocas de seca. Já os rios permanentes recebem muita água e não secam nunca.

Ao conjunto formado por um rio principal, seus afluentes e subafluentes damos o nome de bacia hidrográfica.