RSS

As partes de um rio




Vamos aprender mais… 

Nascente: lugar onde o rio nasce.

Leito: lugar por onde correm as águas do rio.

Margens: terras banhadas pelas águas do rio. O rio tem duas margens: esquerda e direita. Para localizá-las é preciso posicionar-se de costas para o lugar onde o rio nasce. Do seu lado direito localiza-se a margem direita e do esquerdo a margem esquerda.

Foz: lugar onde o rio desagua, no mar ou noutro rio.

Quando um rio desagua noutro rio, recebe o nome de afluente.

Subafluente: quando o rio desagua no afluente de um rio.

Em certos períodos do ano o volume das águas dos rios aumenta: é a época das cheias. Noutro período, diminui: é a época da vazante. Essa variação do volume das águas de um rio durante o ano é chamado regime fluvial.

Pode-se dividir um rio em três partes: o alto, o médio e o baixo curso. Alto curso: é a parte mais próxima da nascente. Médio curso: parte intermediária do rio. Baixo curso: é a parte mais próxima da foz.

A direcção em que se deslocam as águas (da nascente para a foz) é chamada de jusante; a direcção contrária (da foz para a nascente) é chamada montante.

Quanto à altitude, os rios podem ser de planície, quando correm em terreno plano, sem encontrar obstáculos. Os rios de planície são bons para navegação. Rios de planalto: correm por terrenos acidentados, geralmente são caudalosos e apresentam quedas de água. Eles são pouco navegáveis, mas podem ser aproveitados para a produção de energia eléctrica.

Existem rios temporários e rios permanentes. Os rios temporários secam nas grandes estiagens, isto é, nas épocas de seca. Já os rios permanentes recebem muita água e não secam nunca.

Ao conjunto formado por um rio principal, seus afluentes e subafluentes damos o nome de bacia hidrográfica.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Professora, foi fácil decorar as partes de um rio!
Foi uma matéria interessante e era muito gira.

Beijos

O aluno Luís Miguel

google disse...

ACHEI MUITO LEGAL ESTUDAR SOBREAS PARTES DE UM RIO*-*

google disse...

eu achei muito legal estudar sobre as partes de um rio*-*